Vem aí a Seletiva de Bolsas 2021

Atualizado: 19 de Nov de 2020



Edital para Seletiva Ágora – 2020/2021


O Colégio Ágora, situado a Avenida Eduardo de Paiva Resende, s/ núm. Área 1B, Setor Sul em Cristalina/GO, vem a público anunciar a abertura do processo seletivo para a concessão bolsas de estudo para alunos da rede pública de ensino de Cristalina.


A classificação dos alunos obedecerá aos seguintes critérios:


1º - Prova de seleção por desempenho;

2º - Apresentação de comprovante de escolaridade;

3º - Apresentação de comprovante de residência em Cristalina; 4º - Apresentação de comprovante de renda familiar;


Serão abertas vagas para os alunos do 5º e 6º Ano do Ensino Fundamental e para alunos da 1ª Série do Ensino Médio, sendo:


  • 01 bolsa integral de estudos (100% da mensalidade escolar)

  • 04 bolsas parciais de estudos (50% da mensalidade escolar)


Após a aprovação no processo seletivo e matrícula do aluno no Colégio Ágora, o mesmo, juntamente com seus pais e/ou responsáveis assumem a responsabilidade de:


  • Adquirir o material pedagógico solicitado na lista de materiais;

  • Adquirir os livros didáticos adotados pelo Colégio;

  • Adquirir o uniforme escolar;

  • Cumprir com as normas do Regimento Interno do Colégio Ágora.


Serão classificados os alunos que obtiverem melhores resultados, no somatório das questões objetivas e redação. As provas serão elaboradas / adaptadas pela equipe do Colégio Ágora, sendo os conteúdos baseados no Currículo de Referência da Rede Estadual de Ensino de Goiás.


As provas constarão de:


15 questões objetivas de Língua Portuguesa para 1a Série e 10 questões para o 5o e 6o Ano. 15 questões objetivas de Matemática para 1a Série e 10 questões para o 5o e 6o Ano.

01 Redação


DOS PRAZOS:


Período de inscrição: 23 a 27 de novembro

Data da prova: 30 de novembro às 13h, no Colégio Ágora

Divulgação do resultado: 07 de dezembro

Data para matrícula: de 08 a 11 de dezembro.



DA INSCRIÇÃO:


As inscrições deverão ser feitas presencialmente no Colégio Ágora no horário de 8h às 11h30 e 13h às 17h. Os responsáveis deverão apresentar:


  • Declaração de escolaridade do estudante;

  • Cópia dos documentos pessoais dos responsáveis e do estudante (RG ou Certidão de Nascimento);

  • 1 (uma) foto 3x4 do estudante;

  • 1 (um) kg de alimento não perecível (será doado à Instituições de caridade).


O processo seletivo atende as exigências legais pactuadas entre o Colégio Ágora e a Prefeitura Municipal, de acordo com a Lei Municipal n. 2.398, de 8 de novembro de 2018, obedecendo o seguinte artigo:


Art. 1o Fica autorizado o Chefe do Poder Executivo Municipal a doar ao Colégio Ágora, constituído por um grupo e professores de Cristalina, para edificação das instalações definitivas de sua unidade escolar, uma área de 1.000m2 (mil metros quadrados), a ser desmembrada da área maior localizada na Avenida Eduardo de Paiva Rezende, onde atualmente encontra-se a Garagem da Prefeitura Municipal, devidamente registrada no Cartório de Registro de Imóveis sob o n. de matrícula 10.008.
(...)
Art. 4o Como contrapartida financeira e social do benefício outorgado, e em observância às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal, deverá a Instituição de Ensino beneficiada com a doação, disponibilizar a concessão de 20 (vinte) bolsas parciais de estudo, por ano, correspondente a 50% (cinquenta por cento) do valor da mensalidade escolar praticada pela Instituição.

A lei prevê ainda, que os alunos beneficiados:


  • Residam em Cristalina há mais de 4 (quatro) anos;

  • Não tenham condições financeiras (comprovada) de arcar com o custo total da mensalidade escolar.

Reiteramos que as 20 bolsas serão concedidas para o ano de 2021, no entanto continuarão conosco 16 alunos contemplados no processo seletivo do ano passado.


Qualquer situação omissa a esse edital será resolvida pela equipe responsável da Seletiva, presidida pela diretora do Colégio Ágora.



Cristalina, 18 de novembro de 2020.


Lívia Maria Rassi Cerce

Diretoria do Colégio Ágora