Orgulho e Respeito à Pátria

Uma vez na semana os alunos do turno matutino fazem o hasteamento das Bandeiras (do Brasil, do Estado de Goiás, do Município de Cristalina e do Colégio Ágora) e os alunos do turno vespertino fazem o arriamento das mesmas.

Criado no governo de Getúlio Vargas, em 1936, o costume de se executar o hino nacional nas escolas (públicas ou privadas) tinha como objetivo maior fazer com que os estudantes aprendessem a cantar o hino, além de servir como demonstração de amor à pátria.

Diferente dos Estados Unidos, por exemplo, onde se vê bandeiras hasteadas por todo o país, sejam nas casas, carros, escolas, bares e restaurantes, hotéis, postos de combustíveis, etc., além de uma população que valoriza a terra natal; nós brasileiros costumamos demonstrar interesse pela celebração em épocas específicas, como a Copa do Mundo, competições esportivas ou na comemoração da Independência.

Mas nós do Colégio Ágora entendemos que esse momento cívico também trabalha nos alunos a importância de valorizar o respeito. As bandeiras são símbolos representativos do nosso país, estado, cidade e de suas tradições. Chegamos até aqui através de conquistas e histórias. Valorizar esse passado é mostrar respeito pelos que vieram antes e por suas lutas. Quando damos valor a isso, nos tornamos cidadãos mais conscientes do que temos e do que ainda podemos alcançar.