
Esclarecimentos sobre afirmações feitas no debate com candidatos a prefeito

Nota Pública de Esclarecimento a Comunidade
O Colégio Ágora vem a público esclarecer o pronunciamento feito ontem, 21 de outubro, pelo candidato a prefeito, Sr. Osório, em um debate eleitoral transmitido via Youtube.
Durante seu momento de pergunta, o referido candidato mencionou uma doação de terreno feita pela prefeitura para o nosso Colégio. A forma como o candidato colocou o fato, deu a entender que houve algum tipo irregularidade na doação. Diante disso cabe esclarecer:
Quando já estávamos em processo de construção fomos alertados pelos engenheiros que o tamanho da nossa área não seria suficiente para a construção de uma quadra coberta, infraestrutura necessária para a autorização de funcionamento pelo Conselho Estadual de Educação.
Desta forma, fomos até o atual prefeito, Daniel Sabino Vaz e explicamos que para conseguirmos abrir o Colégio necessitaríamos de uma área de mil metros quadrados, e que como estávamos vizinhos da Garagem Municipal, talvez ele pudesse nos ceder parte do terreno.
Explicamos ainda que isso não seria uma doação. O Colégio além de trazer benefícios para a cidade, com a manutenção de pelo menos 45 funcionários, estava abrindo vagas para 400 alunos, dentre estes, 20 seriam beneficiados com bolsas de estudos anuais.
O prefeito prontamente acolheu a proposta e deixou claro que não tinha competência para fazer a doação. Mas que encaminharia um projeto de lei para a Câmara Municipal a fim de que os vereadores o analisassem e decidissem através de votação.
O projeto foi analisado, votado e aprovado por unanimidade, ou seja, todos os vereadores, incluindo o Sr. Osório, votaram a favor da doação do terreno.
Cumpri-se também explicar que as bolsas são concedidas sob determinadas regras definidas:
será concedida através de seleção por prova a alunos provenientes de escolas públicas;
somente moradores de Cristalina (há pelo menos 4 anos) podem participar da seletiva;
a família deve comprovar que não tem condições de arcar com os custos da mensalidade escolar;
E a lei também determina que o terreno reverterá ao patrimônio do Município sob determinados casos.
Portanto, diante do exposto acima, o Colégio Ágora esclarece que todo o processo de doação foi pautado em valores que ensinamos e que esperamos encontrar naqueles que se relacionam com o público, seja falando ou exercendo uma função representativa, isto é: transparência, argumentação lógica, respeito às normas, regras e leis, assistencialismo e, principalmente, responsabilidade nas suas decisões.
Sabemos que em tempos de política, sentimentos e emoções fazem as pessoas esquecerem desses valores. Mas precisamos entender que uma comunicação mal elaborada ou tendenciosa não atinge somente os concorrentes. Ela traz, de forma irresponsável, danos à imagem de empresários, colaboradores, famílias e alunos.